Como interpretar o exame do toque retal?

Como interpretar o exame do toque retal? 

Se o toque retal identifica uma próstata alargada ou espessada, porém mole (consistência pastosa) será geralmente indicativo de hiperplasia benigna da glândula, que é uma condição que não ameaça a vida do paciente e que pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia.

No entanto, se no toque a consistência é desigual e há nódulos da próstata, ou uma área irregular, quase como uma rocha, é mais provável que seja um câncer. Nesta caso, uma biópsia é solicitada.
O PSA também pode estar elevado em homens com hiperplasia prostática benigna ou prostatite (infecção da próstata). Dentro dos valores de PSA, podemos dizer que há uma área "cinza" para interpretar os valores entre 4 e 10 ng / ml, que não são indicativos de qualquer anormalidade específica.
No entanto, quando os valores excedem 10 ng / ml, o médico irá realizar testes para descartar de forma mais clara a possibilidade de existir ou não um câncer de próstata.
Na suspeita do câncer em atividade, o homem é encaminhado para estudos mais abrangentes, como a ressonância e a biópsia, esta normalmente é feita com agulhas finas através do reto ou perineo. O tecido retirado é examinado ao microscópio para um resultado mais claro.
Alguns efeitos colaterais que podem surgir nos dias seguintes à biópsia, são: febre, infecção urinária, ou uma pequena quantidade de sangue na urina ou nas fezes. Por isso, antibióticos são usados para prevenir a infecção após o procedimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Avanços no sequenciamento de novos tratamentos para o câncer de próstata avançado.

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"