Quais são os fatores de risco e como ele se desenvolve?

Quais são os fatores de risco e como ele se desenvolve?

Não são muito claras quais são as razões por que alguns homens desenvolvem este câncer e outros não, isto é, os fatores que causam o câncer de próstata não são conhecidos com certeza. No entanto, sabemos que ambos os fatores genéticos e ambientais podem influenciar sua ocorrência.

Fatores genéticos

Eles se relacionam com a existência desse câncer na família como pais ou irmãos. Este fato é tido em conta como fator de risco. Estima-se que aproximadamente 4,5% dos casos são hereditários.

Fatores ambientais

São dieta e estilo de vida. Parece que os vegetarianos têm metade da probabilidade de desenvolver câncer. Há também diferenças geográficas: maior incidência em negros, e menor em Africano-asiáticos (China e Japão tem incidência muito baixa).
Pesquisa e estudo apontam fatores dietéticos; que podem ajudar a prevenir este tipo de câncer, tais como o selênio e uma substância derivada do tomate (licopeno). Alguns estudos levam a crer que estes dois agentes diminuem o risco de câncer de próstata.
É importante saber que não é adquirido por relações sexuais, nem está relacionado ao desenvolvimento de câncer de próstata, num primeiro momento considerou-se que a vasectomia poderia predispor a este tumor, mas depois vimos que não é.

A progressão do câncer de próstata é geralmente lenta e, em alguns homens pode levar até 10 anos antes de ser detectado. Entretanto, em alguns pacientes podem ocorrer formas mais rápidas e mais agressivas em que o câncer cresce e se espalha mais rapidamente. O crescimento do câncer pode quebrar a cápsula ao redor da glândula e difundir no exterior, tanto nas áreas mais próximas (spread local) como para outros órgãos do corpo (distante). Os órgãos mais frequentemente invadidos são os ossos, principalmente quadris, coluna lombar e costelas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Avanços no sequenciamento de novos tratamentos para o câncer de próstata avançado.

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"