Resultados de qualidade de vida em homens submetidos à cirurgia, radioterapia ou vigilância ativa para o câncer de próstata.

A avaliação dos resultados de qualidade de vida após o tratamento do câncer de próstata é uma medida útil tanto para homens portadores da doença quanto para os médicos. Essa análise comumente é feita através da aplicação de questionários específicos antes, durante e após o tratamento inicial.
Um estudo recente publicado na revista JAMA avaliou por aproximadamente dois anos 1000 homens portadores de câncer de próstata que foram submetidos a prostatectomia radioterapia ou optaram por vigilância ativa.
Os pesquisadores encontraram que os parâmetros de qualidade de vida foram significantemente menores nos primeiros dois anos para os homens que optaram pela cirurgia ou radioterapia.
Entretanto, após 24 meses do tratamento inicial avaliação mostrou que os índices de qualidade de vida entre os pacientes tratados e aqueles observados em protocolo de vigilância ativa foram semelhantes.
Esses dados são importantes para o aconselhamento inicial do homem diagnosticado com câncer de próstata e podem ser úteis para orientar a tomada de decisão sobre o melhor tratamento.


Para mais, visite:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Avanços no sequenciamento de novos tratamentos para o câncer de próstata avançado.

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"