Teste do PSA | Hiperplasia da próstata & Câncer de próstata

O teste do antígeno prostático específico (PSA) mede o nível sanguíneo de uma proteína produzida por células na próstata. Os níveis de PSA aumentam quando há um problema com a próstata.
Ter câncer de próstata pode aumentá-lo e é por isso que recomendamos aos  homens que sigam as diretrizes de triagem da doença antes do surgimento de sintomas.
Os homens com uma alteração no exame digital retal - conhecido como toque retal -  ou o PSA anormal,  podem ser encaminhados para testes adicionais e até uma biópsia da próstata.

No entanto, um nível de PSA elevado ou crescente nem sempre significa que um homem tem câncer de próstata. Na verdade, a maioria dos homens com alto nível de PSA não tem a doença. Os níveis de PSA aumentam com a idade e podem ser maiores em homens com uma condição comum e não cancerosa chamada: hiperplasia prostática benigna ou outra condição chamada prostatite, uma inflamação da glândula.
O  diagnóstico do câncer de próstata só pode ser feito através de uma biópsia da glândula.

Um alto nível de PSA geralmente não significa que um homem deve submetido a uma biópsia de próstata. O médico muitas vezes repetirá o teste de PSA após alguns meses para determinar se ainda se mantem elevado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"

Tenho 64 anos.Fiz a ultra-sonografia da próstata via trans-retal, e foi encontrado no exame:Textura prostática eco-refringente heterogênea por calcificação em glândula interna. Mede 4,2x4,2x4,7cm, peso 43 gramas.Impressão diagnostica:Calcificações Prostáticas. O que faço?