Câncer de Próstata | Diagnóstico | Dúvida: Meu pai foi internado com sangramento na urina e dores abdominais. Foi diagnosticado um aumento na próstata, falaram que é neoplasia. Isso é um câncer?




Sua dúvida é muito importante para esclarecer alguns conceitos sobre câncer e alterações benignas.

O sangramento na urina (conhecido pelos médicos como Hematúria) é um sinal que indica alguma anormalidade no sistema urinário. Essa anormalidade pode estar localizada em qualquer ponto, desde o rim até a uretra. Não é suficiente para fechar o diagnóstico de câncer de próstata.
Já o termo "Neoplasia" é um termo genérico utilizado pelos médicos e pode ser aplicado em praticamente todos os órgãos do corpo. Significa que há um crescimento anormal dentro de um órgão.
As neoplasias podem ser inofencivas (Benignas) ou ter a capacidade de infiltrar em outros tecidos e espalhar para outros ósgãos do corpo. A essa útima forma, damos o nome de Câncer.

Em resumo, o diagnóstico de câncer geralmente é feito após uma biópsia da próstata. O sangramento na urina, deve ser investigado por um médico urologista e o tratamento será direcionado de acordo com o órgão de origem e a natureza da lesão.

Atenciosamente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"

Tenho 64 anos.Fiz a ultra-sonografia da próstata via trans-retal, e foi encontrado no exame:Textura prostática eco-refringente heterogênea por calcificação em glândula interna. Mede 4,2x4,2x4,7cm, peso 43 gramas.Impressão diagnostica:Calcificações Prostáticas. O que faço?