Impotência sexual e incontinência urinária pós prostatectomia ou radioterapia para o câncer de próstata.

 A impotência sexual e a incontinência urinária são os dois efeitos colaterais mais temidos após o tratamento do câncer de próstata. 

POR: Dr. Bruno Benigno

Estudos na literatura médica indicam que a ocorrência de incontinência urinária varia de 5% a 50% após a cirurgia ou radioterapia. Para a impotência sexual, os números são um pouco piores, variando de 25% a 100%.
Diversos fatores influenciam no risco de surgimento desses efeitos colaterais. A idade, obesidade, tabagismo, doenças pulmonares, desnutrição e diabetes, por exemplo, são fatores que influenciam diretamente sua ocorrência.
Além dessas características relacionadas ao próprio paciente, aspectos de agressividade do câncer de próstata também influenciam diretamente nos riscos da ocorrência de impotência sexual e incontinência urinária. Quando a doença é descoberta em um estágio avançado, onde órgãos ao redor da próstata já foram comprometidos pela infiltração do câncer, apresentam um risco mais elevado do surgimento de incontinência urinária e impotência sexual.
A experiência da equipe médica no tratamento do câncer, com cirurgia ou rádioterapia, assim como a qualidade dos equipamentos disponíveis para o tratamento da doença (radioterapia IMRT ou cirurgia robótica), também são fatores que contribuem para minimizar o risco de tais complicações.
O tratamento da incontinência urinária após a cirurgia ou radioterapia, usa diversas ferramentas como: fisioterapia pélvica, reabilitação motora e nos casos mais severos, o implante de um dispositivo artificial - que é ativado pelo próprio paciente - que reproduz o funcionamento do esfíncter urinário. Esse último método, requer um novo procedimento cirúrgico.
Para o tratamento da impotência sexual, comumente os urologistas utilizam medicações que facilitam o aumento do fluxo de sangue diretamente no pênis, assim como medicações injetáveis que funcionam de modo semelhante. 
Em situações específicas e pouco frequentes, a implantação de uma prótese peniana pode ser necessária, através de um procedimento cirúrgico. 
Eu espero que essas informações tenho sido úteis para você se manter mais informado sobre o câncer de próstata. 
E não esqueça...faça sua parte e compartilhe essas informações com seus amigos e familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"

Tenho 64 anos.Fiz a ultra-sonografia da próstata via trans-retal, e foi encontrado no exame:Textura prostática eco-refringente heterogênea por calcificação em glândula interna. Mede 4,2x4,2x4,7cm, peso 43 gramas.Impressão diagnostica:Calcificações Prostáticas. O que faço?