VIGILÂNCIA ATIVA PODE SER UMA ALTERNATIVA SEGURA AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
De acordo com os resultados publicados por pesquisadores Holandeses no último Congresso Europeu de Urologia, em Londres - UK (mar/17), a vigilância ativa para homens com câncer de próstata de baixo risco não elevou o risco de metástases ou morte pela doença.
Após acompanhamento por 15 anos, não houve diferença no numero de casos de metástases ou mortes pelo câncer de próstata entre os grupos.
Os pesquisadores chamam atenção para o fato de seus resultados terem sido ligeiramente melhores do que os de outro estudo Inglês publicado recentemente (PROTECT trial), que também acompanhou homens com câncer de próstata por 10 anos e optaram por uma das formas de tratamento (cirurgia ou radioterapia) ou vigilância ativa.
Possivelmente a diferença entre os estudos se relacionou à inclusao de alguns homens portadores de doença com maior perfil de agressividade (risco intermediario e alto) no estudo PROTECT. Além disso, os critérios utilizados para iniciar a vigilância ativa no estudo Holandês representam mais o perfil de homens idealmente canditados à observacao nos dias de hoje.
O que fica cada vez mais claro é que a comunidade cientifica caminha a passos largos para identificação e diferenciação entre formas de câncer de próstata de acordo com sua agressividade, o que levará a uma maior presonalização do tratamento para cada homem.
Dr. Bruno Benigno
Uro-oncologista
Para saber mais visite
www.consulteumurologista.com
Comentários
Postar um comentário