VIGILÂNCIA ATIVA PODE SER UMA ALTERNATIVA SEGURA AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

De acordo com os resultados publicados por pesquisadores Holandeses no último Congresso Europeu de Urologia, em Londres - UK (mar/17), a vigilância ativa para homens com câncer de próstata de baixo risco não elevou o risco de metástases ou morte pela doença.


Os pesquisadores avaliaram 900 homens com câncer de próstata de baixo risco. Do total, 223 (24%) escolheram a vigilância ativa e o restante optou pela cirurgia ou radioterapia de inicio.
Após acompanhamento por 15 anos, não houve diferença no numero de casos de metástases ou mortes pelo câncer de próstata entre os grupos.
Os pesquisadores chamam atenção para o fato de seus resultados terem sido ligeiramente melhores do que os de outro estudo Inglês  publicado recentemente (PROTECT trial), que também acompanhou homens com câncer de próstata por 10 anos e optaram por uma das formas de tratamento (cirurgia ou radioterapia) ou vigilância ativa.
Possivelmente a diferença entre os estudos se relacionou à inclusao de alguns homens portadores de doença com maior perfil de agressividade (risco intermediario e alto) no estudo PROTECT. Além disso, os critérios utilizados para iniciar a vigilância ativa no estudo Holandês representam mais o perfil de homens idealmente canditados à observacao  nos dias de hoje.
O que fica cada vez mais claro é que a comunidade cientifica caminha a passos largos para identificação e diferenciação entre formas de câncer de próstata de acordo com sua agressividade, o que levará a uma maior presonalização do tratamento para cada homem.
Dr. Bruno Benigno
Uro-oncologista
Para saber mais visite
www.consulteumurologista.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"

Avanços no sequenciamento de novos tratamentos para o câncer de próstata avançado.