TÉCNICA INSPIRADA EM CÃES FAREJADORES PODE POUPAR HOMENS DE BIÓPSIAS DE PRÓSTATA DESNECESSÁRIAS.

Uma máquina que "fareja" o câncer de próstata pode poupar homens de biópsias dolorosas e desnecessárias em alguns casos.


O teste de urina foi concebido para imitar a capacidade dos cães treinados em diagnosticar casos câncer de próstata através do olfato.
Segundo os investigadores da universidade de Indiana - EUA,  cães labradores e spaniels podem ser treinados para identificar até 97 % dos casos de câncer de próstata. 
Uma máquina pode agora conseguir os mesmos resultados, registrando moléculas que o nariz delicado de um cão pode detectar em uma amostra da urina.
Os pesquisadores detectaram essas moléculas em 90% dos homens com câncer de próstata.
Em apenas alguns anos a descoberta poderia poupar muitos homens uma biópsia, onde uma agulha é inserida na próstata para remover fragmentos de tecido para análise.
Os resultados iniciais foram apresentados no dia 03/04/17, na conferência anual da American Chemical Society, onde os pesquisadores afirmaram: "Cerca de 60% dos homens que recebem uma biópsia a procura do câncer de próstata não precisariam ter sido submetidos ao exame. Se os cães podem detectar o câncer de próstata, nós também seremos capazes". 
A equipe coletou amostras de urina de 100 homens submetidos a biópsias de próstata e aplicaram a cromatografia gasosa - espectrometria de massa - uma técnica de medição química - para identificar os compostos orgânicos voláteis que flutuavam das amostras de urina.
Pesquisadores da Universidade de Liverpool e da Universidade do Oeste da Escócia fizeram uma descoberta similar no ano passado para detectar o câncer de próstata com uma máquina chamada Odoreader, que também foi testada para o câncer de bexiga.
Dr. Bruno Benigno ressalta que embora os resultados sejam promissores, ainda devem ser encarados como experimentais e devem ser validados em centros independentes, antes de serem adotados na prática clínica. Outros marcadores urinários, como o PCA3, já estão disponíveis e podem ser usados para evitar biópsias desnecessárias.
Para mais, visite:
www.consulteumurologista.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Avanços no sequenciamento de novos tratamentos para o câncer de próstata avançado.

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"