ÓRGÃO DO GOVERNO AMERICANO (USPSTF) REVISA E SUSPENDE RECOMENDAÇÃO CONTRA O RASTREAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA



Recomendação de 2012 da  Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA, que se posicionou contra o rastreamento do câncer de próstata em homens de qualquer idade ou fatores de risco, foi revisada em um painel de especialistas que acontece hoje( 11/04) em Chicago, EUA.


As novas recomendações para testes de PSA dizem que os homens entre 55 e 69 anos devem "tomar uma decisão individualizada sobre o rastreio do câncer de próstata com o seu médico", retirando assim o posicionamento contrário a qualquer forma de rastreamento da doença.

A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA é um painel independente de especialistas, que tem influência direta sobre as políticas públicas de saúde. Seu posicionamento sobre o rastreamento do câncer de próstata ia contra a opinião de especialistas e as principais associações de urologia do mundo todo (American Urological Association, European Urological Association e Sociedade Brasileira de Urologia)

A força-tarefa fez a recomendação,  ainda em forma de rascunho, em um comunicado:

"O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns que afetam os homens, e a decisão de iniciar a triagem usando testes baseados em PSA é complexa", disse o Dr. Alex H. Krist, membro da força-tarefa e professor associado de medicina da família e saúde da população na Virginia - Commonwealth University.

Alguns especialistas pensam que a orientação de 2012 foi um erro claro.

"Estivemos caminhando para cima e para baixo sobre isso por anos e anos", disse o Dr. Benjamin Davies, professor associado de urologia na Universidade de Pittsburgh School of Medicine, à CNBC. As diretrizes de 2012, disse ele, "foram horríveis".

Davies diz que as recomendações para não rastrear o câncer de próstata provavelmente resultaram em mortes que poderiam ter sido evitadas. O câncer de próstata é o câncer mais comum em homens americanos e brasileiros.

O teste de PSA é um exame de sangue que determina os níveis da proteína do antígeno específico da próstata, podendo ser um sinal de câncer de próstata. Mas o PSA elevado também pode ser causado por outras condições, como inflamação da próstata ou aumento benigno da glândula.

Falsos positivos podem levar a testes ou tratamentos adicionais desnecessários, e em muitos casos o câncer de próstata tem crescimento lento e não necessitaria de tratamento imediato (como a cirurgia ou radioterapia).

"Para os homens que estão mais dispostos a aceitar os danos potenciais, o rastreamento pode ser a escolha certa para eles", Krist continuou. "Os homens que estão mais interessados ​​em evitar os possíveis efeitos colaterais do tratamento podem optar por serem observados em protocolos de vigilância ativa. 

Alguns grupos estão sob maior risco de manifestar o câncer de próstata, incluindo homens negros e aqueles com história familiar da doença. A força-tarefa disse que o rastreamento do câncer de próstata em homens negros "deve ser uma prioridade nacional".

No Brasil, esta recomendação de 2012 teve pouco impacto prático, uma vez que a Sociedade Brasileira de Urologia manteve a recomendação de iniciar o rastreamento em todo homem de 50 a 75 anos de idade.

Segundo o instituto Instituto Nacional do Câncer - INCA,  no Brasil o câncer de próstata costuma ser diagnosticado em fases mais avançadas da doença. Isso pode ser justificado pela limitação de acesso aos serviços de saúde em algumas regiões, assim como questões culturais que podem levar à procura de cuidados médicos apenas no momento do surgimento de algum sintoma.
Dessa forma, se posicionar contra o rastreamento do câncer de próstata no Brasil certamente levará a um retardo ainda maior no diagnóstico e provavelmente terá impacto direto em piores índices de mortalidade da doença.

#CâncerDePróstata
#VencerOCâncer

Para saber mais visite:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"

Avanços no sequenciamento de novos tratamentos para o câncer de próstata avançado.