Opções de tratamento para o câncer de próstata avançado. 



 Em todo lugar pelo mundo, homens a partir dos 55 anos deveriam ser submetidos a um exame preventivo para o câncer de próstata


Quando detectado de forma precoce, o câncer de próstata e geralmente se encontra em um estágio muito inicial, em outras palavras, confinado apenas aos limites da próstata.


Vigilância ativa, cirurgia ou radioterapia são as formas de tratamento padrão para as formas iniciais do câncer de próstata.


De forma alternativa, alguns homens são diagnosticados em estágios mais avançados da doença, naquele ponto onde o câncer rompeu os limites da glândula e disseminou para órgãos a distância, como ossos, pulmões ou fígado.


Nesse estágio, a cura ainda não é possível. O que temos, são um conjunto de medicações e estratégias para tornar o crescimento da doença mais lento.


Nos últimos 10 anos, presenciamos o surgimento de novas drogas para o controle do câncer de próstata e em estágios avançados, retardando o início de tratamentos potencialmente tóxicos, como a quimioterapia.


Terapia com bloqueadores de hormônios


O tratamento com bloqueadores hormonais já é utilizado a mais de quatro décadas para o controle das formas avançadas do câncer de próstata.


Consiste no bloqueio dos efeitos da testosterona em todas as células do corpo, em especial as do câncer de próstata, que tem uma incrível avidez por essa molécula.


A principal fonte de produção de testosterona são os testículos. Entretanto, uma pequena quantidade deste hormônio também é produzida nas glândulas supra renais, que se localizam de cada lado e acima dos rins.


Estudos recentes também mostram, que o câncer de próstata também é capaz de produzir uma pequena quantidade de testosterona, que funciona como uma espécie de auto alimentação das células do câncer.


Através de uma série de injeções a cada três meses, os níveis de testosterona são diminuídos ao mínimo possível, o que leva a uma diminuição na quantidade na velocidade de crescimento das células do câncer.


Infelizmente, a terapia de bloqueio hormonal não dura por muito tempo. Alguns tipos mais agressivos das células do câncer de próstata, podem desenvolver uma resistência ao bloqueio da testosterona, favorecendo com que elas consigam crescer mesmo em níveis muito baixos do hormônio. Nesse estágio, dizemos que o câncer está resistente à castração química.


Uma nova área de pesquisa, focada em tecnologia genética, com o objetivo de identificar as células com perfil de resistência mais pronunciado, abre uma possibilidade para o desenvolvimento de novas drogas mais potentes e seletivas para o controle da doença em estágio avançado.


Para saber mais visite:

www.consulteumurologista.com

#CâncerDePróstata


#Urologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Avanços no sequenciamento de novos tratamentos para o câncer de próstata avançado.

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"