CÂNCER DE PROSTATA: A PARTIR DE QUANDO DEVO ME PREOCUPAR COM ELE?

O MOMENTO IDEAL PARA INICIAR O RASTREAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA AINDA É TEMA DE DEBATE ENTRE ESPECIALISTAS. NOVOS MÉTODOS DIAGNÓSTICO MENOS INVASIVOS PODEM POUPAR HOMENS DE BIÓPSIAS DESNECESSÁRIAS. 


A  idade ideal para o inicio do rastreamento  do câncer de próstata varia de 40 aos 55 anos, de acordo com as principais associações de urologia pelo mundo (AUA, EAU, NCCN e SBU). Há também grupos que não recomendam qualquer tipo de rastreamento do câncer de próstata em homens sem sintomas (USPSTF). 

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda o inicio aos 50 anos para população em geral e aos 45 anos para os homens com um parente de 1º grau que manifestou a doença antes dos 65 anos. 

No inicio da década de 90 o exame de sangue conhecido como PSA ganhou ampla utilização entre urologistas do mundo todo. Isso permitiu o diagnóstico do câncer de próstata de forma cada vez mais precoce. 

Com isso, a doença passou a ser detectada em uma fase onde o homem não tem qualquer sintoma. 

A primeira vista, parece racional a ideia que quanto mais cedo uma doença como o câncer de próstata for detectada, maiores serão as chances de cura. Contudo pode nao ser o caso para boa parte dos canceres de próstata. 

Isso por que em alguns casos a doença apresenta um crescimento lento e pode levar décadas para causar sintomas ou representar uma ameaça a vida. 

O papel do urologista é identificar os casos onde o tratamento deve ser imediato, com cirurgia, radioterapia externa, braquiterapia ou mesmo um programa de acompanhamento regular conhecido como: Vigilância Ativa. 

Recentemente, novos exames de imagem, como a ressonância multiparamétrica; marcadores moleculares nas células do câncer e na própria urina, vem melhorando a acurácia dos médicos em identificar e separar as formas do câncer de próstata mais e menos agressivas, aumentando a segurança na escolha do tratamento mais adequado em cada caso. 

Para saber mais visite:

www.comsulteumurologista.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No ultrassom de próstata o que significa glândula prostática de ecotextura heterogênea, com calcificações de permeio??

Túlio pergunta: "Após biópsia de próstata quantos dias devo ficar sem ejacular (sem atividade sexual)??"

Tenho 64 anos.Fiz a ultra-sonografia da próstata via trans-retal, e foi encontrado no exame:Textura prostática eco-refringente heterogênea por calcificação em glândula interna. Mede 4,2x4,2x4,7cm, peso 43 gramas.Impressão diagnostica:Calcificações Prostáticas. O que faço?